O dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto.
Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica.
Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs. Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.
POEMA DEDICADO AS MULHERES
"Que quem eu ame saiba quando estou com medo e me tome nos braços sem fazer perguntas demais. Que quem eu ame note quando preciso de silêncio e não vá embora batendo a porta, mas entenda que não o amarei menos porque estou quieta.
Que quem eu ame perceba minha fragilidade e não ria de mim, nem se aproveite disso. Que se eu faço uma bobagem quem eu ame compreenda, porque também preciso fazer tolices tantas vezes.
Que se estou apenas cansada quem eu ame não pense logo que estou nervosa, ou doente, ou agressiva, nem diga que reclamo demais. Que se começo a chorar sem motivo depois de um dia daqueles, que quem eu ame não desconfie logo que é culpa dele, ou que não o amo mais.
Que se estou numa fase ruim quem eu ame seja meu cúmplice, mas sem fazer alarde nem dizendo: "Olha estou tendo muita paciência com você!"
Que se me entusiasmo por alguma coisa,quem eu ame não me diminua, nem me chame de ingênua, nem queira fechar essa porta necessária que se abre para mim, por mais tola que lhe pareça.
Que quando sem querer eu digo uma coisa bem inadequada diante de mais pessoas, quem eu ame
não me exponha nem me ridicularize. Que quando levanto de madrugada e ando pela casa, quem eu ame não venha logo atrás de mim reclamando: "Mas que chateação essa sua mania, volta para cama!"
Olá querida amiga Elis esse poema disse tudo, Mulher,ela simplesmente quer ser mulher,ser amada,valorizada,compreendida e admirada todos os dias,todo homem deve observar-las e elogia-las ,o que para muitos homens são pequenos detalhes,para elas é tudo o que esperam de um homem,sábio é o homem que admira, compreende a mulher,da o seu devido valor e acima de tudo respeita suas opiniões,esse sim encontrará seu par perfeito para o resto de suas vidas,por que ambos se completam sem barreiras e preconceitos!!!!
ResponderExcluirvaleuu..
bjsssss!!!!!!!!